Se você, assim como muitos consumidores, já tiveram ou têm algum tipo de dúvida sobre se deve ou não recarregar [remanufaturar] e reutilizar os cartuchos da sua impressora, você vai adorar ler esse post.
Vou te contar os maiores mitos e verdades diante das muitas e muitas dúvidas que recebo diariamente em minha loja em apenas 7 pontos, separei os principais.
Ah mas antes, vou deixar claro que, assim como em qualquer outro ramo a escolha pela empresa que vai você vai escolher para prestar o serviço de recarga deve ser profissional, ok?!
Então, vamos lá:
1 – Recarregar o seu cartucho NÃO DANIFICA sua impressora.
A recarga de cartucho é um processo físico de preenchimento de tinta em um cartucho que estava cheio quando você comprou, só que esvaziou/acabou certo? Sendo assim, reutilizar aquele mesmo produto não tem como oferecer risco a sua impressora. Se você tem medo de vazamento, fique tranquilo, o reservatório de tinta de todos os cartuchos hoje é feito através de uma esponja, sendo assim quando carregado com a quantidade certa de ml de tinta, não tem como haver vazamento, a menos que você tire ela lá de dentro e a aperte.
2 - Todo cartucho queima.
Simples assim, chega uma hora que o circuito entra em curto levando ao que chamamos de queima, e o cartucho “morre” (risos) e isso não significa que essa “hora” vai demorar a chegar, ou que o cartucho não pode queimar na primeira recarga por que é novo. O circuito é como qualquer outro componente eletrônico e sua queima é imprevisível, bem como ele pode ser original e estar cheio e do mesmo jeito queimar, ou como queimar após 10 recargas. A queima é irreversível, não tendo como recuperar o seu cartucho.
DICA: Fique atento as garantias que a empresa irá lhe oferecer diante desse problema corriqueiro nesse mercado.
3 - Todo cartucho pode
ressecar.
Se você não usar, a tinta vai ressecar. A tinta do cartucho tem como base água e pigmento de cor, que é pó. Quando você dá intervalos muito longos entre uma impressão e outra ou guarda esse cartucho por muito tempo, ocorre algo parecido a um suco de pozinho quando fica muito tempo guardado na geladeira, o pó acaba descendo e se concentrando no fundo, no caso do cartucho é mais ou menos isso que acontece também. Experimente deixar uma gota de tinta em cima de uma mesa e olhe uma semana depois, você irá encontrar um pó no lugar da tinta, a sua base de água ira evaporar e restará somente o pigmento da cor.
DICA: Use seu cartucho pelo menos uma vez por semana.
4 - Todo cartucho
recarregado continua mostrando que está vazio após a recarga.
Vamos usar um exemplo, supondo que você esteja usando seu cartucho ORIGINAL pela primeira vez e ele está com o nível de tinta na metade e você por um motivo qualquer precisa tirar o cartucho da impressora, quando você colocar o cartucho novamente na impressora como que ela vai saber e te informar o nível de tinta de onde parou, ou seja, na metade?
É muito simples, pois essa informação está depositada no CHIP (circuito do cartucho).
O mesmo acontece quando o cartucho acaba e mostra que está vazio, você leva ele para recarregar, mas volta com o mesmo cartucho na impressora, ela então busca nas informações do CHIP a ultima mensagem dada para aquele cartucho, sendo assim, informa ao cliente que o cartucho ainda está vazio, mesmo estando cheio.
Se quiser saber mais sobre isso leia essa postagem [aqui]
5 – Qualidade da tinta x
Quantidade de cópias x Cartucho novo:
Desde que o cartucho seja recarregado com tinta de qualidade e feito o processo correto de remanufatura com a quantidade certa de ml de tinta, por exemplo, seu cartucho terá o mesmo rendimento e qualidade de impressão inicial de quando novo utilizado pela primeira vez.
A quantidade de cópias impressas pode variar de acordo com o tipo de documento impresso como mostramos em nossa ultima postagem [aqui]
DICA: Na MARBEK, usamos tinta original (a melhor do mercado)
6 – Todo cartucho possui
numero de série, ANOTE.
O numero de série do seu cartucho é o RG dele, todo cartucho tem um número de série único. Anotar ou exigir que a empresa anote pelo menos os 4 últimos números dessa série, garante que você irá retirar o mesmo cartucho que você deixou na empresa para processo, evitando assim trocas. Saiba onde encontra-lo [aqui].
DICA: Na MARBEK anotamos esse código de série na sua nota/ordem de serviço assim que você deixa seu cartucho para fazer o processo de recarga.
7 - Economia no bolso e no meio ambiente.
Uma das matérias primas do cartucho é o plástico, este material leva mais de 400 anos para desintegrar se abandonado no meio ambiente. Portanto ao encaminhar o cartucho para reciclagem você está reaproveitando um material poluente, que pode ser reutilizado várias vezes antes de ser descartado.
A qualidade de um cartucho
remanufaturado por uma empresa que pratica a remanufatura profissional, é
similar ao original e polui 100 vezes menos o meio ambiente, custa até 70% menos
e emprega mão de obra local.
Ao reutilizar o mesmo cartucho, você reduz
os custos envolvidos na produção e comercialização que podem chegar a 60% do
valor do novo.
Leia mais sobre esse tema [aqui].
E ai, gostou dessa
postagem?
Ajudou a esclarecer algumas dúvidas?
Então compartilhe e deixe
sua opinião.
Até a próxima...



10 comentários
Muito Bom.
Muito útil, pois sou reciclador de cartuchos. Parabéns
MUITO BOM, OBRIGADO
Como saber se a tinta colocada no cartucho é de qualidade?
gostei das informações, muito úteis. Recarrego os meus e estou começando no ramo de recarga. Me ajudou bastante. Obg.
Meu cartucho é quadradinho é da canon ele n te furo tenho q descolar enche e cor novamente posso furar ele sera q a tinta n receca ou vaza
Meu cartucho é quadradinho é da canon ele n te furo tenho q descolar enche e cor novamente posso furar ele sera q a tinta n receca ou vaza
Gostei,muito esclarecedor
Gostaria de saber meu cartucho estava parado ... E eu recarreguei ele em casa normalmente como manda .. Só q minha impressora da como queimado ... E possível eu por uma recarga simples em casa queimar o cartucho ou ele queijo por muito tempo de uso ?